(44) 3543-1135

4 dicas para meis do setor de alimentação

terça, 16 de outubro de 2018

Fundador do restaurante Mexicano da Rua 7, Alexandre dos Santos Lima compartilha estratégias para pequenos negócios do setor

naugurado no final de 2017, no Jardim Romano, na Zona Leste de São Paulo, o Mexicano da Rua 7 oferece porções de comida mexicana e cervejas artesanais para moradores de uma região localizada a 40 quilômetros do centro da cidade.

Por trás da operação, está Alexandre dos Santos Lima, 38 anos. Ao trazer uma nova proposta de alimentação para moradores da periferia paulistana, o microempreendedor criou um negócio que vende até 50 refeições por noite.

Alexandre é um dos destaques da reportagem de capa da edição de outubro de PEGN. A edição está disponível a partir desta quarta-feira (10/10). Baixe a sua no site www.globomais.com.br!

Abaixo, confira algumas de suas principais estratégias para criar pequenos negócios no setor de alimentação.

ORGANIZE O SEU TEMPO “Ao trocar a vida de funcionário pela de microempreendedor, você provavelmente vai trabalhar mais de 12 horas por dia. Aproveitar a flexibilidade da rotina é uma boa maneira de aliviar a carga horária do jornada profissional. É possível, por exemplo, reservar alguns momentos para trabalhar em casa e economizar horas de transporte”

ENCONTRE UM DIFERENCIAL “Encontrar um diferencial é essencial para aumentar as chances de conquistar clientes. No meu caso, esse diferencial foi trazer a comida mexicana para a periferia de São Paulo e oferecer opções de cervejas artesanais. Apresentar alternativas de produtos e serviços que não estão ao alcance do seu público é uma maneira eficiente de se destacar na região em que você atua”

NÃO PERCA O FOCO “Adaptações são necessárias, mas mantenha o foco na ideia original e tenha perseverança no seu plano de negócios. Algumas ideias demoram um tempo para ganhar aderência entre o público. Demorei quase dois meses para vender a primeira cerveja artesanal. Mas depois que os clientes entenderam a proposta, a nossa carta de bebidas se revelou com um dos principais atrativos da operação. Conseguimos trazer uma nova cultura para o bairro. Hoje conseguimos vender rótulos de até R$ 30”

SEPARE AS CONTAS “Controle financeiro é fundamental. Por mais que a sua ideia seja sensacional, ela irá por água abaixo se você não adotar ferramentas de controle financeiro. Não pague nem um chiclete no cartão da empresa. Anote todas entradas e saídas com rigor e tenha bem definido os valores de pró-labore, marketing e reservas para emergência”

Fonte:

Galeria de Fotos