(44) 3543-1135

Como montar um plano de negócio para empresa.

terça, 15 de janeiro de 2019

O plano de negócios dá um norte para quem quer montar uma empresa. Segundo o professor Luciano Salamacha, da FGV, antes de fazer o plano de negócio, o empresário tem que seguir quatro passos: primeiro, se tornar um expert no nicho em que vai investir e conhecer bem a região onde vai trabalhar; depois, saber o perfil do consumidor que mora ali e qual é a renda média dele; visitar a concorrência para avaliar produto, serviço e atendimento; e por fim, ouvir o cliente.

"Realizar esses 4 passos significa economizar energia. O brasileiro não gosta de perder tempo planejando, achando que o que valoriza alguém é o trabalho. Não. Quem planeja bem, trabalha menos e tem resultados melhores", afirma o professor.

O plano de negócios precisa destacar alguns itens: definir o posicionamento da empresa no mercado, a política de preços e ferramentas de publicidade, investir em marketing e garantir a qualidade do produto ou serviço oferecidos, verificando o prazo de entrega e as formas de pagamento.

No departamento de recursos humanos tem que se estabelecer processos para recrutamento, seleção e treinamento de pessoal. Aí vem a parte contábil: saber o que é investimento, o que é custo fixo, variável, direto; o que é despesa e projetar uma expectativa de faturamento. Fazendo isso já se sabe a taxa de retorno, qual tempo para esse investimento se pagar, qual o ponto de equilíbrio, o mínimo que tem que vender para não ter prejuízo.

Assim, o empreendedor fecha um plano de negócio. O professor diz ainda que dá para fazer o plano de negócio sozinho. Mas é sempre bom ter alguém de confiança para apontar falhas.

Fonte:

Galeria de Fotos