
É natural e até mesmo esperado que empresas do setor varejista enfrentem períodos de baixa nas vendas diárias. Mas isso não significa que você deve ficar de braços cruzados, esperando que ventos favoráveis voltem a soprar.
Para aumentar as vendas, atrair novos clientes e fidelizar os existentes, muitos negócios buscam formas próprias de implementar promoção no varejo.
Obviamente, qualquer empreendedor gostaria de vender seus produtos pelo máximo preço todo o tempo, no entanto, as promoções já se provaram eficazes em maximizar o desempenho total de vendas de uma loja.
Neste artigo, vamos mostrar a importância de efetivamente executar e rastrear suas campanhas promocionais para aumentar a lucratividade de seu negócio. Boa leitura!
A promoção no varejo com produtos “líderes de perda”
Uma técnica eficaz para aumentar as vendas é oferecer certos produtos — os chamados “líderes de perda” (loss leader) — com descontos significativos.
A importância desses produtos reside em sua capacidade de conquistar clientes. A tendência é que os clientes não comprem apenas os produtos com descontos acentuados, mas também os que estão à venda sob preços regulares.
Os líderes de perda são eficazes para vender artigos em excesso no estoque, aumentar o tráfego em sua loja e construir a marca. A execução de promoções centradas nesses produtos fará com que sua loja seja conhecida como um lugar que sempre tem bons negócios.
Mas fique atento: entre em contato com os fornecedores e/ou fabricantes para garantir que oferecer grandes descontos seja uma opção viável.
O impacto das pequenas vendas
Outra técnica de promoção no varejo extremamente importante é o oferecimento de itens em expositores próximos aos caixas.
Muitas lojas dispõem seus produtos de acordo com esse método, pois os clientes tendem a realizar a compra por impulso quando estão aguardando na fila do caixa. Essas vendas costumam ser de pequeno valor, mas causam um impacto relevante nos resultados finais.
A promoção no varejo e o papel das redes sociais
Fidelizar clientes é um dos maiores desafios do setor varejista e, certamente, determinante para o sucesso de uma empresa.
Uma forma de incentivar os clientes a retornarem é por meio de programas de recompensa aos clientes fiéis. Um fenômeno mais recente nessa direção tem sido as estratégias de oferecer benefícios aos clientes que “curtem” a loja nas redes sociais.
Essa estratégia é importante por dois motivos: primeiro, por que é uma forma eficiente e barata de conseguir com que o cliente retorne à loja e, em segundo lugar, por que permite o envio de mensagens para os clientes, mantendo-os informados sobre novas promoções e produtos.
A importância de gerenciar as promoções no varejo
Todas as campanhas promocionais devem ser efetivamente gerenciadas, para que seja possível extrair o maior benefício. É fundamental rastrear a porcentagem de vendas resultantes de uma promoção. Você pode, por exemplo, atribuir um código de rastreamento aos itens específicos que estão à venda.
Com a implantação de um método de rastreamento, é possível — a partir do software que você utiliza em seu PDV — executar relatórios para avaliar o retorno de cada promoção.
Não se esqueça, ao elaborar sua promoção no varejo, de criar um “sentido de urgência” para estimular os clientes a agirem rapidamente. Ademais, operar com prazo determinado facilita sua posterior análise de dados e a comparação com períodos normais e, dessa forma, contribui para avaliar mais precisamente o alcance de cada estratégia aplicada.
Fonte: Blog Precificar - blog.precificar.com.br