
O feedback é uma ferramenta de comunicação utilizada para aumentar a performance de um colaborador ou equipe. Conheça mais no artigo.
A utilização desse método é essencial para identificar os pontos fortes e os que precisam ser melhorados, sendo um instrumento primordial para o crescimento profissional. No entanto, muitos profissionais não entendem a importância do feedback.
E quando são chamados para receber um retorno, ficam apreensivos e acabam esperando pelo pior. Existem basicamente dois tipos de feedbacks — o corretivo e o positivo— e ambos contribuem de maneira significativa para o crescimento profissional.
1. A prática do feedback aumenta o desempenho
Para muitos, receber um feedback é um motivo de descontentamento. Mas a grande verdade é que, se bem executado, esse retorno pode contribuir significativamente para o aumento do bom desempenho de um colaborador ou equipe. Para que a prática resulte no efeito desejado, será necessário que a conversa seja construtiva. Além disso, é preciso mostrar quais são os pontos fracos, o que precisa ser mudado e o que a empresa espera daquele colaborador.
A forma como esse retorno é passado também é muito importante para melhorar o desempenho. Lembre-se que a ideia é desenvolver as habilidades do profissional por meio de pontos que precisam ser melhorados.
2. É uma oportunidade para motivar
Ao contrário do que muitos acham, um feedback bem dado pode ser capaz de motivar qualquer profissional. Se por um lado, o profissional possui características que precisam ser trabalhadas, certamente esse colaborador também conta com méritos e ações que podem ser exaltadas.
Quando um trabalho for bem executado, não perca a oportunidade de elogiar a equipe ou os profissionais envolvidos na ação. Essa ação inspirará confiança e será uma excelente oportunidade de motivar o time.
3. É um caminho para continuar aprendendo
Para quem busca o desenvolvimento profissional, receber um feedback é visto como uma forma de recompensa. Todos podem errar, principalmente quando lidam com um grande volume de tarefas e informações.
Aprender com os erros é um aprendizado valioso que certamente contribuirá para o desenvolvimento de uma pessoa. O melhor de tudo é que esse caminho pode ser uma via de mão dupla: ouvir os colaboradores da organização é uma ótima forma de visualizar os pontos fortes e fracos da gestão e da empresa de uma forma geral.
4. Permite ao profissional a sensação de pertencimento e propósito na organização
Quando o colaborador sente que suas ações contribuem para o sucesso da empresa, a sensação de pertencimento e utilidade dentro da organização aumenta. Isso gera mais autoestima, confiança e permite o desenvolvimento profissional.
Por isso, é importante sempre ressaltar a relevância que os colaboradores têm dentro da organização por meio de feedbacks construtivos e periódicos, sempre com o objetivo de alimentar o senso de propósito dos profissionais em questão.
Depois de visualizar a importância do feedback, chegou o momento de implementar essas práticas na organização para aumentar o desempenho profissional dos colaboradores. Lembre-se de que não basta apenas ressaltar os pontos negativos e positivos. A forma como o retorno é oferecido é tão importante quanto o conteúdo do discurso. E a máxima sempre é válida: Elogie em público, critique em particular.
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