
A maioria dos nossos objetivos envolvem dinheiro: seja para fazer uma graduação ou uma especialização, para comprar a casa dos sonhos ou viajar. Os recursos financeiros são um dos principais instrumentos na concretização de metas e por esta razão a educação financeira é tão importante para atingi-las.
Mas como ser eficiente na hora de administrar as suas finanças? Confira abaixo algumas dicas!
Tenha um relacionamento saudável com o dinheiro
É muito comum ouvirmos pessoas dizendo que o dinheiro traz apenas coisas ruins (apesar de muitos discordarem dessa afirmação), mas ele pode trazer também oportunidades. É importante ter clareza sobre a sua relação com o dinheiro, e cabe a cada um saber como ele pode ajudar.
Defina metas e tenha uma reserva
Ao descobrir sua relação com o dinheiro, é hora de definir algumas metas. Quer comprar um apartamento ou fazer uma viagem com a família e amigos? Veja as suas prioridades e identifique o quanto será necessário para que a meta seja realizada. Dessa forma você consegue se organizar e guardar um dinheiro ao fim do mês.
Tenha uma poupança
Guardar dinheiro é indispensável, nem que seja uma quantia pequena por mês. Ao determinar as metas esse compromisso deve aumentar ainda mais. Identifique qual valor precisa guardar e o deposite em uma conta bancária da qual tenha pouco acesso.
Coloque seus gastos em uma planilha
Ter equilíbrio financeiro pode levar algum tempo e para isso é preciso reorganizar os gastos, mudar hábitos de consumo e redefinir as prioridades. Anote todos os seus custos fixos e variáveis, pois dessa forma você pode ver com mais clareza onde está investindo o seu dinheiro, bem como ver o que pode ser descartado.
Fonte: Blog Catho - catho.com.br