Por que o governo nega os R$ 600 ou deixa pedido em análise? Caixa responde
segunda, 11 de maio de 2020
Ter carteira assinada, receber seguro-desemprego ou outros benefícios, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), são alguns dos motivos que levam o governo a negar o auxílio emergencial de R$ 600, pago durante a pandemia do novo coronavírus. Quem tem o benefício negado e não concorda pode fazer a contestação do resultado pelo site Caixa Auxílio Emergencial ou pelo aplicativo, disponível para Android e iOS. Outra opção é fazer uma nova solicitação.
A Caixa diz que alguns outros erros na hora de preencher os dados do cadastro podem implicar "numa maior demora da verificação" ou fazer com que a resposta seja "dados inconclusivos", o que exige o preenchimento de uma nova solicitação para corrigir os dados.
De acordo com a Caixa, os principais erros de cadastro e preenchimento são:Indicou que é chefe de família, mas não cadastrou nenhum outro membro na família;
Cadastro sem informação sobre sexo;
Inserção incorreta de dados de membro da família, tais como CPF e data de nascimento;
Mais de uma pessoa realizou o cadastro e houver divergência entre os dados informados por eles;
Cadastro por mais de duas pessoas do mesmo grupo familiar;
Inclusão de alguma pessoa da família com indicativo de óbito;
Regularizou ou atualizou os dados do CPF recentemente. É preciso aguardar pelo menos três dias para tentar novamente.
Há dados que o trabalhador não consegue mudarAlguns dos erros de cadastro apontados pela Caixa não podem ser corrigidos pelo trabalhador. Isso acontece, por exemplo, com quem não possui informação sobre sexo no cadastro. O cadastro preenchido pelo trabalhador no site ou no aplicativo não pede essa informação. A partir dos outros dados informados, como nome e CPF, o próprio governo consulta suas bases de dados para dizer se a pessoa é do sexo masculino ou feminino. O trabalhador não consegue alterar essas bases de dados. Quem solicita o auxílio também não consegue mudar o cadastro se alguma base do governo que essa pessoa já morreu.
FONTE: Do UOL, em São Paulo 08/05/2020 15h52 SAIBA MAIS EM : https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/05/08/auxilio-emergencial-r-600-motivo-para-negativa-caixa.htmGaleria de Fotos